da Agência iNFRA
A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) colocou em operação sua primeira embarcação dedicada ao monitoramento hidrológico no país. Batizada de Uiara, a Embarcação de Apoio Fluvial (EapFlu 1) partiu nesta terça-feira (30) da Base Naval de Aratu (BA) rumo a Manaus (AM), onde será incorporada oficialmente.
Construída no Estaleiro B3, em Simões Filho (BA), a Uiara foi projetada para atuar em regiões de difícil acesso, principalmente na Amazônia. O deslocamento até a capital amazonense é realizado com apoio da Marinha, contornando o litoral até a foz do rio Amazonas e subindo em direção a Manaus. A viagem inclui paradas em Fortaleza (CE), Belém (PA) e outras cidades amazônicas, com previsão de chegada em 17 de outubro.
A embarcação será utilizada em ações da Rede Hidrometeorológica Nacional, operada em parceria com o Serviço Geológico do Brasil, e contará com o apoio do 9º Distrito Naval. Equipada com instrumentos para medir vazão, qualidade da água e transporte de sedimentos, a Uiara representa um avanço para a gestão integrada dos recursos hídricos e para a fiscalização do uso das águas no Brasil.
Além de ser a primeira do tipo no país, a embarcação recebeu o nome Uiara em uma votação realizada em 2024 entre servidores da ANA e do SGB. O termo significa “mãe d’água” ou “a dominadora”, e obteve 31,8% dos 510 votos. A segunda embarcação, ainda em fase de construção, será chamada Jaci, em referência à deusa lua da tradição indígena.








