Rafael Bitencourt, da Agência INFRA
O deputado federal João Daniel (PT-SE) defendeu nesta quarta-feira (29) a aprovação de “políticas firmes” para a exploração de minerais críticos no país. O parlamentar, que conduz debate sobre o tema em comissão da Câmara, lembrou que existe forte interesse internacional nas reservas brasileiras.
“Hoje, as nossas riquezas naturais – seja o petróleo, os minérios ou as terras raras, todas elas – estão sob muito interesse de potências internacionais, especialmente do governo americano, que tem deixado claro sua posição sobre esse tema”, disse o deputado do PT a jornalistas, ao chegar para audiência pública na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.
Para o parlamentar, essa discussão mostra a atenção especial que deve ser dada à soberania nacional e às ameaças de degradação do meio ambiente.
“Nós precisamos construir políticas firmes com participação da sociedade brasileira, considerando a importância dessa nossa riqueza. Primeiro, cuidado com a preservação do meio ambiente e, segundo, dentro de um projeto de desenvolvimento nacional e sustentável”, disse o deputado.
Outros deputados do PT têm defendido uma abordagem semelhante na elaboração da política de minerais críticos. Este é o caso de Patrus Ananias (PT-MG), que é autor da proposta legislativa que define regras específicas para preservar a soberania nacional (PL 3.699/2025), o que é visto como risco à atração de capital estrangeiro.








