11/11/2025 | 13h53  •  Atualização: 12/11/2025 | 18h06

Petrobras: navio-plataforma deixa Coreia e chega em fevereiro a Búzios

Foto: Ricardo Cerbino Salles/Agência Petrobras

Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA

O FPSO (navio-plataforma) P-79 deixou o estaleiro Hanwha Ocean, na Coreia do Sul, nesta terça-feira (11) e deve chegar em fevereiro de 2026 ao campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A informação é da Petrobras, que já tinha previsto a partida da unidade para o início desta semana.

Assim como foi feito para o último navio instalado em Búzios, o P-78, esta plataforma será rebocada até a locação com a tripulação a bordo, o que permite antecipar o início da produção. A P-79 é a oitava unidade das 12 previstas para o megacampo da Bacia de Santos onde a Petrobras concentra esforços para aumentar produção.

 O início efetivo da produção na plataforma está previsto para agosto de 2026 e elevará em cerca de 15,6% a atual capacidade de produção instalada do campo de Búzios, para aproximadamente 1,3 milhão de barris por dia. Este patamar também considera a entrada em operação da P-78, ainda em dezembro.

“A expectativa é que consigamos antecipar o 1º óleo em dois meses em relação ao que está previsto no nosso Planejamento Estratégico”, diz a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi. 

O projeto da P-79 conta com espaço para conexão de 14 poços, sendo 8 produtores e 6 injetores WAG (tecnologia de injeção alternada de óleo e gás).

A construção do casco aconteceu na Hanwha Ocean, em Geoje-Si, Coréia do Sul, onde também foi realizada a integração e comissionamento dos módulos de topside, construídos na China, Brasil, Coréia do Sul e Indonésia.

Búzios
O campo de Búzios está localizado em águas ultra profundas da Bacia de Santos, a uma profundidade de até 2.100 metros, e a uma distância de 180 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, onde já existem seis FPSOs produzindo: P-74, P-75, P-76, P-77, além de Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.

Em outubro, o campo ultrapassou a marca de 1 milhão de barris de petróleo produzidos por dia, tornando-se o maior em produção da Petrobras na atualidade.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!