da Agência iNFRA
O GRU (Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos) colocou em operação a primeira fase de um novo sistema de controle automatizado de fronteira, considerado o maior projeto de automação aeroportuária em andamento no país. Em parceria com a Sita e a brasileira Digicon, o terminal instalou 42 novas ABC Gates (portas eletrônicas), que substituem equipamentos antigos e utilizam tecnologia biométrica de última geração.
As novas estruturas prometem agilizar a passagem pela imigração, reduzir filas e reforçar a precisão das checagens. Para a Polícia Federal, responsável pelo controle migratório, a modernização permite melhor gestão de recursos e maior eficiência operacional.
Segundo Marcelo Vasconcellos, diretor de Operações do GRU Airport, a atualização reafirma o compromisso do aeroporto com processos mais ágeis e seguros. A instalação das novas ABC Gates, em colaboração com a Sita, reforça o compromisso do GRU Airport em inovar continuamente e oferecer a melhor experiência ao passageiro”, disse.
A Sita, que já mantém outras parcerias tecnológicas com o terminal, afirma que o projeto marca um avanço para o país ao integrar soluções biométricas capazes de lidar com o crescimento do fluxo internacional de passageiros.
“Ao modernizar as ABC Gates de GRU com soluções biométricas de última geração, mostramos como a tecnologia pode ajudar aeroportos e autoridades a gerenciar o crescimento do fluxo de passageiros com segurança e eficiência. Este projeto é um marco para o Brasil e um exemplo claro de como a inovação pode gerar impacto operacional real para toda a indústria”, disse Daniel Granado, Diretor da Sita Brasil.
A PF também destacou que a adoção dos novos e-gates integra os esforços da instituição para ampliar o uso de tecnologias voltadas à segurança e ao controle migratório.








