da Agência iNFRA
A Equinor, subsidiária da Rio Energy, colocou em operação comercial seu primeiro complexo híbrido de energia, que combina geração solar e eólica. O projeto, localizado na Bahia, integra o novo parque Serra da Babilônia Solar ao já existente complexo eólico Serra da Babilônia, somando 140 MW (megawatts) de capacidade solar e 223 MW de eólica.
O modelo híbrido aproveita a complementaridade entre os recursos solar e eólico, que produzem energia em horários e períodos diferentes. A combinação reduz a intermitência típica das fontes renováveis, melhora a estabilidade da rede e aumenta a eficiência no uso da infraestrutura. No caso do novo complexo, a operação compartilha estruturas do parque eólico já instalado, reduzindo custos de implantação e manutenção.
A geração anual estimada do Serra da Babilônia Solar é de 236 GWh, o suficiente para atender aproximadamente 143 mil residências brasileiras. A energia será comercializada no mercado nacional pela Danske Commodities, empresa de trading de energia da Equinor.
Com a entrada em operação do novo ativo, a Equinor alcança cerca de 600 MW de capacidade solar e eólica em funcionamento no país.
O complexo Serra da Babilônia é o primeiro projeto entregue pela Rio Energy desde que foi adquirida pela Equinor, em 2023.








