da Agência iNFRA
A demanda global por transporte aéreo de passageiros cresceu 5,7% em novembro de 2025 na comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (9) pela Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo). O avanço foi acompanhado por um aumento de 5,4% na capacidade ofertada, levando a taxa média de ocupação a 83,7%, o maior nível já registrado para um mês de novembro.
No mercado internacional, a demanda avançou 7,7% em base anual, enquanto a capacidade cresceu 7,1%. A taxa de ocupação chegou a 84%, também recorde para o período. Já o mercado doméstico apresentou crescimento mais moderado, de 2,7%, com capacidade na mesma proporção e fator de ocupação estável em 83,2%.
Entre as regiões, as companhias da Ásia-Pacífico registraram alta de 9,3% na demanda internacional, com taxa de ocupação de 85,8%. Na Europa, o crescimento foi de 6,8%, com ocupação de 85,6%. O Oriente Médio apresentou expansão de 9,6%, enquanto a América do Norte teve aumento mais contido, de 4,0%, e acumula dez meses consecutivos de queda anual no fator de ocupação total.
Na América Latina, a demanda internacional cresceu 4,4%, com taxa de ocupação de 83,9%. O maior avanço foi observado entre as companhias africanas, que registraram alta de 11,2% na demanda, impulsionando a taxa de ocupação para 74,3%, aumento de 1,8 ponto percentual em relação a novembro de 2024.
De acordo com a Iata, apesar da leve desaceleração em relação a outubro em algumas regiões, o desempenho de novembro confirma a resiliência do setor aéreo global e a continuidade da recuperação da demanda por transporte de passageiros.





