da Agência iNFRA
O Índice ABCR, que mede o fluxo de veículos em rodovias pedagiadas, avançou 0,5% em dezembro de 2025 na comparação dessazonalizada com novembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (9) pela ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) em parceria com a Tendências Consultoria.
O resultado do mês foi sustentado pelo crescimento de 0,5% no tráfego de veículos leves, enquanto o fluxo de pesados recuou 3,5%, impactado por fatores sazonais, como a redução de dias úteis no período.
Na comparação com dezembro de 2024, o índice total apresentou alta de 3,6%, com avanço de 3,4% no segmento de veículos leves e de 4,3% no de pesados. No acumulado de 2025, o Índice ABCR cresceu 2,5%, refletindo aumentos de 2,6% no fluxo de leves e de 2,3% no de veículos pesados.
Segundo a Tendências Consultoria, o desempenho ao longo do ano esteve associado ao aquecimento do mercado de trabalho, que impulsionou os deslocamentos cotidianos e as viagens a lazer. No transporte de cargas, a expansão do e-commerce, a maior demanda por serviços logísticos e o desempenho da produção agropecuária contribuíram para sustentar o crescimento.
Regionalmente, o Rio de Janeiro registrou queda de 0,2% no fluxo total em dezembro, na série dessazonalizada, com alta de 0,2% nos veículos leves e retração de 1,5% nos pesados. Em relação a dezembro de 2024, houve crescimento de 2,7%. No acumulado de 2025, o índice no estado avançou 1,6%.
Em São Paulo, o fluxo pedagiado total recuou 0,3% em dezembro frente a novembro, com estabilidade no tráfego de veículos leves e queda de 3,9% nos pesados. Na comparação anual, o índice cresceu 3,2%. Em 2025, o avanço acumulado foi de 2,0%.








