da Agência iNFRA
A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) anunciou o direito de preferência para aquisição de 51% das ações da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Pipoca. A operação, comunicada ao mercado nesta quarta-feira (21), consolida o controle total da companhia sobre o ativo gerador. O valor da operação é de R$ 36,33 milhões.
A aquisição ocorre em função da transferência do controle indireto da hidrelétrica, que passou para a Serena Geração, subsidiária da Serena Energia, em 4 de novembro de 2024. O direito de compra foi acionado em 14 de agosto, seguindo cláusula prevista no Acordo de Acionistas da PCH Pipoca. A Cemig GT já detinha os 49% restantes do capital social.
A conclusão do negócio está condicionada à aprovação das autoridades reguladoras competentes, incluindo o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), cujos processos já foram iniciados.
A aquisição dos 51% restantes integralizará a participação no ativo, com 20 MW de potência instalada e 11,9 MW médios de garantia física.





