10/04/2026 | 17h08

Deputado apresenta PL para criação de estatal das terras raras, a ‘Terrabras’

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA

O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) apresentou o PL (Projeto de Lei) 1.733/2026 nesta sexta-feira (10) que visa criar uma estatal federal para garantir a soberania nacional na exploração das reservas de terras raras no Brasil, a Terrabras (Terras Raras Brasileiras S.A.).

Uma ideia semelhante à do parlamentar vinha sendo proposta por técnicos da Casa Civil em resposta a iniciativas de governadores de firmar acordos de cooperação com os Estados Unidos para apoiar projetos de exploração dessas substâncias minerais. A estratégia não tem apoio de deputados envolvidos no debate sobre o marco legal dos minerais críticos.

O PL prevê que a Terrabras deve atuar na pesquisa, na exploração, no aproveitamento econômico, no beneficiamento, na industrialização e na comercialização de terras raras e outros minerais estratégicos e críticos.

Na justificativa, o parlamentar destaca que o Brasil responde pelo segundo maior depósito mundial de terras raras. “Essa posição privilegiada, contudo, não se traduz em protagonismo: o Brasil ocupa hoje posição periférica na cadeia de valor desses minerais, exportando matéria-prima bruta e transferindo ao exterior o valor agregado de recursos que, por imperativo constitucional, são bens da União”, ressalta o texto.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!