08/06/2026 | 11h56

ONS diz que corte de geração ligada à rede de distribuição ‘correu bem’

Foto: Ricardo Botelho/MME

Marisa Wanzeller, da Agência iNFRA

O diretor-geral do ONS (Operador Nacional de Enegia Elétrica), Marcio Rea, disse nesta segunda-feira (8) que a medida de acionamento das distribuidoras para corte de geração de usinas tipo 3 (ligadas à rede de distribuição e não despachadas pelo operador) ‘correu bem’. O operador precisou aplicar o instrumento pela primeira vez no último fim de semana.

“Geralmente, no fim de semana, a carga nossa fica em torno de 40 GW [gigawatts] a 50 GW. Estava prevista uma carga ontem [domingo, dia 7] em torno de 27 GW a 30 GW, muito abaixo. Então, a gente entrou com um plano de corte na geração tipo 3”, explicou durante participação no evento LawInfra, realizado em Brasília.

“A gente deu um comando de cortar, [tivemos que] pedir para que as distribuidoras cortem, segurem essa energia para ela não entrar no sistema. Foi um teste, primeira vez no Brasil que a gente faz essa operação e correu tudo bem. Mas tivemos que depender das distribuidoras, porque a gente não enxerga essa energia.”

Rea ainda ressaltou a necessidade de homologação dos resultados do LRCAP (Leilão de Reserva de Capacidade em forma de Potência) 2026 para melhorar a “crise de potência” e a confiabilidade do sistema. Segundo ele, o montante contratado no certame “não é ainda o ideal”. Ele defendeu que ocorra leilão de potência anualmente. “Precisamos de mais, mas é um passo gigantesco para a gente tentar melhorar essa crise de potência e a confiabilidade do sistema.”

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!