da Agência iNFRA
O projeto da Nova Lei do Gás (PL 4.476/20) deve ser pautado para votação no Senado na próxima semana, decidiram líderes partidários na última terça-feira (1º) durante reunião do colegiado, mas a possibilidade de votação nos próximos dias ainda é vista com pessimismo por agentes e políticos.
Apesar do entendimento, o projeto é polêmico e alvo de fortes disputas em relação à redação atual do texto. Conforme senadores ouvidos pela Agência iNFRA, há dúvidas quanto à viabilidade de aprovação de temas mais complexos diante da aproximação do fim do ano e corrida pela eleição da presidência do Senado e da Câmara.
Na reunião, os líderes entraram em acordo quanto à relatoria da matéria, que deve ficar mesmo com o senador Eduardo Braga (MDB-AM), principal articulador político do projeto. Ele já sinalizou que deve alterar a redação do projeto para incluir a previsão de térmicas inflexíveis.
Se confirmada essa perspectiva de alteração do texto, a matéria teria de ser analisada pela Câmara dos Deputados novamente, local onde também houve grandes divergências em relação ao tema.