da Agência iNFRA
A Acelen Renováveis inaugurou um centro de inovação tecnológica, financiado com R$ 257,9 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A unidade fica em Montes Claros (MG) e contou com a presença do presidente da República, Lula, no lançamento.
O Acelen Agripark, como foi batizado o centro tecnológico, compõe a cadeia de produção de diesel renovável e de SAF (combustível sustentável de aviação) baseado na cultura da macaúba, planta nativa brasileira de alto poder energético.
Maior centro agroindustrial do mundo dedicado à macaúba, o Agripark será responsável por toda pesquisa e desenvolvimento necessários para viabilizar a futura biorrefinaria de combustíveis da Acelen, a ser construída na Bahia, em São Francisco do Conde.
O trabalho feito no Agripark será orientado pelo mapeamento de maciços de macaúba com maior potencial de produção de óleo, formando o banco de germoplasma para seleção das melhores plantas, clonagem e melhoramento genético.
Lula destacou o pioneirismo do Brasil em combustíveis renováveis, como o etanol e o biodiesel. “Hoje é um dia especial para mim, a concretização de um sonho que se tornou realidade”, afirmou. “O Brasil será o campeão mundial na transição energética”.
O Agripark integra um projeto da Acelen com investimento total estimado em US$ 2,7 bilhões, que produzirá 1 bilhão de litros de combustível verde por ano, além de gerar mais de 90 mil empregos. A estratégia, inédita para o uso da macaúba, prevê o cultivo de 180 mil hectares em Minas Gerais e na Bahia: 20% da produção dos combustíveis será oriunda da agricultura familiar, o que beneficiará mais de dez mil famílias em sua área de atuação.








