da Agência iNFRA
O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek manteve, pelo segundo ano consecutivo, a vice-liderança mundial em pontualidade entre aeroportos de médio porte, segundo ranking da consultoria internacional Cirium. Em 2025, o terminal registrou 88,36% dos voos partindo dentro do horário previsto, consolidando-se também como o aeroporto mais pontual do Brasil entre os que movimentam mais de 15 milhões de passageiros por ano.
O levantamento considera pontuais os voos que partem com até 15 minutos de atraso em relação ao horário programado. Desde 2017, o aeroporto da capital federal figura entre os cinco mais pontuais do mundo, avançando gradualmente no ranking até alcançar a segunda colocação global nos últimos dois anos.
A Inframerica, concessionária responsável pela administração do terminal, atribui o resultado à integração entre as equipes do aeroporto, companhias aéreas, FAB (Força Aérea Brasileira), órgãos públicos e parceiros operacionais. Segundo a empresa, a atuação coordenada garante maior fluidez das operações e elevados padrões de eficiência e segurança.
De acordo com o superintendente de Operação e Segurança da Inframerica, Josmario Brito, o desempenho é resultado de planejamento, investimentos contínuos em infraestrutura e gestão operacional integrada. Ele destacou que a pontualidade é essencial para a confiabilidade da malha aérea nacional.
Cerca de 40% dos passageiros que passam por Brasília estão em conexão para outros destinos, o que faz com que a regularidade das operações contribua para reduzir atrasos em cadeia e melhorar o desempenho da aviação em outros aeroportos do país.








