Alckmin diz que térmicas podem ser ligadas para garantir a segurança elétrica no norte do país

da Agência iNFRA

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira (3) que usinas térmicas movidas a óleo combustível podem ser acionadas para garantir a segurança do abastecimento de energia elétrica no Norte do país. A falta de chuvas baixou a vazão dos rios e provocou o desligamento da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, e pode afetar a operação de outras usinas na região.
 
“O ministro de Minas e Energia vai poder explicitar melhor a necessidade, e isso vai ser conversado com o ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico], de ter uma segurança maior reativando térmica na região, por precaução e segurança. Embora nós tenhamos a paralisação da usina de Santo Antônio, mas não há problema neste momento [de oferta de energia]”, falou Alckmin à imprensa após reunião com ministros para discutir ações para a estiagem.
 
Alexandre Silveira, que comanda a pasta de Minas e Energia, disse em seguida que, em consequência do fenômeno El Niño e da estiagem, a paralisação de Santo Antônio “está colocando em risco o suprimento pela falta de robustez do sistema, principalmente duas capitais, que é [Porto Velho, em] Rondônia e Rio Branco [no Acre]”.
 
Silveira disse ainda que convocou uma reunião extraordinária do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) nos próximos dias para debater o tema. “Eu já convoquei, voltando da viagem com o presidente [em exercício] Alckmin, o ministro Waldez, o ministro Silvio, eu já convoquei uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, para que a gente assegure de não trabalhar sem redundância [segurança dobrada na transmissão], sempre com redundância, que é o que dita a norma do setor elétrico, para que nós tenhamos segurança energética.”
 
Alckmin e Silveira citaram ainda que há combustível estocado para a geração térmica e também estão previstos novos leilões de transmissão, em dezembro e março, que demandarão R$ 46 bilhões em investimentos.
 
Participaram do encontro, além de Alckmin e Silveira, os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), José Múcio Monteiro (Defesa), Renan Filho (Transportes) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos