da Agência iNFRA
A holding de tecnologia Almaviva e a empresa de engenharia Franchetti anunciaram uma parceria voltada à gestão e manutenção de infraestruturas, com foco nos mercados brasileiro e também dos Estados Unidos. O acordo integra serviços de engenharia (avaliação estrutural, projeto de sistemas de monitoramento, planejamento de intervenções), plataformas para monitoramento de infraestrutura, manutenção preditiva e ferramentas de apoio a inspeções e diagnósticos em tempo real.
A colaboração combina as plataformas tecnológicas Moova, da Almaviva, e Digiroads, da Franchetti, que permitem a centralização de dados, geração de diagnósticos e antecipação de necessidades, de acordo com as empresas.
“Isso permitirá oferecer aos usuários e gestores não apenas dados atualizados em tempo real, mas também previsões confiáveis e análises preditivas, que possibilitarão uma gestão mais consciente e eficiente das próprias infraestruturas, contribuindo assim para a melhoria da segurança e para a continuidade dos serviços no longo prazo”, disse o chairman e CEO da Franchetti S.p.A., Paolo Franchetti.
A Franchetti atua no Brasil apoiando diversas concessionárias de rodovias com sistemas de manutenção preditiva de pontes e viadutos. A Almaviva, multinacional também italiana, trabalha no Brasil em parceria com empresas de infraestrutura e no serviço público para fornecer informações e análise de dados.
O foco da parceria abrange transporte, logística e construção civil, dentro de um contexto em que segurança, digitalização e eficiência operacional “se tornaram elementos indispensáveis”, na avaliação das companhias.
“Com este acordo, Almaviva e Franchetti estabelecem as bases para um percurso de colaboração de longo prazo, com a ambição de se tornarem referência para as infraestruturas do futuro, introduzindo soluções capazes de antecipar as necessidades dos gestores, órgãos públicos e grandes obras”, afirmaram as empresas em comunicado.








