Lais Carregosa e Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (9) a abertura de consulta pública de 90 dias, entre os dias 11 de dezembro de 2025 e 10 de março de 2026, para os procedimentos de conexão de veículos elétricos ao sistema das distribuidoras locais.
A proposta é que as distribuidoras possam adotar uma nova modalidade contratual, com restrições de dias e horários para as recargas. Isso, de acordo com a área técnica da ANEEL, também aceleraria a conexão ao reduzir a necessidade de investimentos. Além disso, há a previsão de que as restrições de dias e horários para carga sejam pré-definidas no orçamento de conexão, nos contratos e no acordo operativo.
Outro ponto da minuta é a divulgação obrigatória de mapas de disponibilidade para conexão à rede, à exemplo de outras distribuidoras que já fazem a divulgação de forma voluntária.
O processo foi distribuído à relatoria do diretor Willamy Frota na última semana. Embora a recomendação da área técnica tenha sido para instaurar uma consulta de 45 dias, o relator decidiu ampliar o período para 90 dias, diante do “potencial impacto nos processos de acesso, e a proximidade com o período de final de ano”.








