21/10/2025 | 19h52

ANEEL aprova reajustes para distribuidoras em Goiás, São Paulo e Brasília

Foto: CPFL

da Agência iNFRA

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (21) o reajuste tarifário anual de 2025 para as distribuidoras Equatorial Goiás, CPFL Piratininga e Neoenergia Brasília, além da EDP São Paulo. As novas tarifas passam a vigorar nos dias 22 e 23 de outubro, conforme cada caso.

Na Equatorial Goiás, que atende cerca de 3,49 milhões de unidades consumidoras em todo o estado, o reajuste médio será de 18,55%. Para consumidores residenciais, o aumento é de 18,74%; já para consumidores de alta tensão, a média é de 17,04%. Segundo a agência, os principais fatores que influenciaram o cálculo foram os custos de distribuição, transporte e aquisição de energia, além de encargos setoriais e componentes financeiros.

Em São Paulo, a CPFL Piratininga teve aprovado um reajuste médio de 7,63%, que entra em vigor na quinta-feira (23). Para consumidores residenciais, o aumento será de 5,58%, enquanto clientes de baixa e alta tensão terão efeitos médios de 5,64% e 12,15%, respectivamente. A distribuidora atende 1,98 milhão de unidades em 27 municípios paulistas. Os custos de compra e distribuição de energia, bem como encargos setoriais, foram os principais responsáveis pelo reajuste.

Ainda em São Paulo, a EDP-SP teve o reajuste corrigido de 16,78% para 16,35%, após a ANEEL identificar uma inconsistência na rotina de cálculo da tarifa social, implementada pela Lei nº 15.235/2025. O mesmo ajuste ocorreu para a Neoenergia Brasília, cujo efeito médio passou de 11,93% para 11,65%.

As revisões foram aprovadas após o 2º Circuito Deliberativo Público Ordinário da diretoria da ANEEL, realizado em 14 de outubro, e visam a corrigir distorções decorrentes do recálculo da tarifa social.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!