da Agência iNFRA
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) finalizou a homologação integral do Leilão de Energia Nova A-5 após aprovar, nesta terça-feira (2), a habilitação das duas últimas usinas pendentes. A decisão foi tomada pela diretoria colegiada com base na recomendação da Comissão Permanente de Leilões. O certame, realizado em 22 de agosto de 2025 pela ANEEL e pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), contratou energia de novos empreendimentos hidrelétricos com potência instalada de até 50 MW (megawatts).
O leilão havia sido parcialmente homologado em 11 de novembro, quando 65 proponentes foram classificados na fase de lances e 63 atenderam aos requisitos de habilitação. As duas empresas não habilitadas à época – Guarani Geração de Energia Elétrica SPE Ltda. e Rio Turvo Energética Ltda. – apresentaram recursos à Comissão Permanente de Leilões. Após análise, a comissão reconsiderou as decisões anteriores e habilitou ambas as proponentes.
Com isso, o resultado final do A-5 foi consolidado e, ao todo, foram contratados 384,5 MW médios provenientes de duas UHEs (Usinas Hidrelétricas), oito CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas) e 55 PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas). Juntas, essas usinas somam 67,4 TWh (terawatt-hora) em fornecimento de energia ao longo dos 20 anos de duração dos contratos.





