16/09/2025 | 17h56  •  Atualização: 17/09/2025 | 11h30

ANEEL vai discutir geração distribuída com ONS e distribuidoras, diz diretor-geral

Foto: Anderson Braga/ANEEL

Lais Carregosa, da Agência iNFRA

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai discutir a possibilidade de operar a geração distribuída de acordo com as necessidades do sistema elétrico em reunião com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e as distribuidoras na sexta-feira (19), o que permitiria incluir a fonte nos cortes de geração, por exemplo. A afirmação foi feita pelo diretor-geral, Sandoval Feitosa, nesta terça (16), a jornalistas após a reunião da diretoria da agência.

“Existe um conjunto de usinas que são chamadas de geração distribuída, mas não pelo conceito da compensação de energia. Elas são distribuídas porque são usinas menores que estão conectadas direto nas distribuidoras, que não são controladas pelo ONS, mas que em alguns locais do sistema o ONS entende que seria interessante controlá-las”, afirmou.

De acordo com Sandoval, seria preciso criar um protocolo entre o ONS, as distribuidoras e as usinas para permitir que os empreendimentos fossem operados, com eventual mudança na regulação.

O diretor-geral explicou que, na reunião de sexta, a agência deve identificar o que pode ser feito por meio de “comandos rápidos entre ONS e distribuidoras” e, se for preciso alguma alteração regulatória, poderia haver distribuição antecipada para um diretor relator. Outra medida em discussão, segundo Sandoval, é a recomendação de flexibilização dos contratos de geração termelétrica.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!