13/02/2026 | 15h38

ANTT autoriza pedágio eletrônico e reajuste em rodovias do Paraná

Foto: DNIT

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou o início da cobrança de pedágio eletrônico no sistema de livre passagem, o free flow, em três novos pontos no Paraná: Lindoeste (BR-163), Ampére (PR-182) e Pato Branco (PR-280). A decisão foi tomada na reunião de diretoria nesta quinta-feira (12) e envolve a concessionária EPR Iguaçu S.A., responsável por mais de 660 quilômetros de rodovias federais e estaduais no Oeste e Sudoeste do estado.

Além da ativação dos pórticos eletrônicos, a agência aprovou reajuste de 10,87% na TBP (Tarifa Básica de Pedágio), com base na variação do IPCA prevista em contrato. A tarifa média para veículos de passeio passa de R$ 14,40 para R$ 16,00. Segundo a ANTT, a autorização ocorreu após inspeções técnicas, auditorias e testes operacionais, além da comprovação do cumprimento das etapas iniciais da concessão.

O modelo free flow permite a cobrança sem parada em praças físicas, por meio de identificação automática de placas ou tags veiculares. A agência afirma que a fiscalização sobre o contrato será mantida, incluindo o acompanhamento do desempenho operacional e da qualidade dos serviços prestados.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!