da Agência iNFRA
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou o primeiro financiamento com recursos do Fundo da Marinha Mercante com foco em descarbonização para a Hermasa Navegação da Amazônia Ltda.
Com R$ 345 milhões, a empresa deverá construir 60 balsas e dois empurradores fluviais que, quando em operação, poderão diminuir em até 88,4% as emissões anuais de CO2 a partir da redução no número de viagens anuais e pela possibilidade de substituição do uso do diesel pelo biodiesel nos empurradores.
Serão construídas 60 balsas graneleiras padrão Mississipi, sendo 46 de modelo Box com capacidade de 2.390 toneladas e 14 de modelo Raked, de 2.200 toneladas, e dois empurradores fluviais de propulsão azimutal, com 2.000 kW de potência, a serem construídos em estaleiros da região norte. A previsão é de geração de 355 empregos, na região de atuação da empresa, no corredor logístico formado pelos rios Madeira e Amazonas. O investimento total poderá chegar a R$ 384 milhões.
A incorporação de novas embarcações na frota otimizará as operações, aumentando a capacidade de carga em cerca de 35%, permitindo transportar mais mercadorias por viagem, o que resultará em maior eficiência e redução de custos operacionais.
As novas balsas têm maior capacidade de carga transportada, enquanto os empurradores têm baixo calado, permitindo a operação durante todo o ano, inclusive nos períodos de seca. Destaca-se, ainda, a contratação de profissionais brasileiros, priorizando o fortalecimento da marinha mercante nacional e a capacitação da força de trabalho, reforçando o impacto positivo na economia.








