da Agência iNFRA
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a Petrobras e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) anunciaram nesta segunda-feira (20) que a Valetec foi selecionada para administrar o Fundo de Investimento em Participações em Transição Energética e Descarbonização. O fundo terá capital inicial de pelo menos R$ 240 milhões, podendo chegar a R$ 500 milhões, com aportes da BNDESPAR, Petrobras, Finep e potenciais investidores privados.
O fundo terá como foco cerca de 15 micro, pequenas e médias empresas brasileiras de base tecnológica que desenvolvam soluções para energia renovável, armazenamento de energia, eletromobilidade, combustíveis sustentáveis, captura de carbono e descarbonização de operações. As empresas devem ter soluções validadas e início de receitas recorrentes.
Segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, a iniciativa mobiliza o mercado de capitais para acelerar tecnologias limpas e soluções que garantam segurança energética ao país, alinhadas às metas climáticas globais. Para a Petrobras, a seleção reforça o papel da empresa na transição energética justa, apoiando empresas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
O processo de seleção ainda inclui negociação final de contrato e diligências legais, e os aportes de investimento serão realizados conforme a necessidade do fundo, que pretende impulsionar a descarbonização e a transição energética no país.








