da Agência iNFRA
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) abriu nesta segunda-feira (22) seleção pública de parceiros para realização do estudo técnico Oportunidades da Descarbonização e da Transição Energética para a Reestruturação da Indústria Naval.
O estudo, que conta com orçamento de até R$ 8 milhões em recursos do Fundo de Estruturação de Projetos, busca analisar o setor de construção naval, propondo uma estratégia de retomada no atual contexto de transição para combustíveis de emissão baixa ou nula de gases do efeito estufa.
O objetivo é identificar oportunidades para ações de políticas públicas que contribuam para a retomada da indústria naval brasileira, a partir da análise da experiência nacional e internacional, do contexto de metas de descarbonização que se apresentam para o setor, de aspectos produtivos e da conjuntura geopolítica.
O trabalho inclui levantar e organizar uma base de dados atualizada sobre a construção naval no Brasil e no mundo, fazer um diagnóstico e propor linhas mestras para uma estratégia governamental de estímulo ao setor, com metas de curto e longo prazo, um conjunto de políticas a serem implementadas e a alocação de recursos necessários para alcançar as metas.
O estudo será executado com o suporte de um grupo de apoio técnico composto por funcionários do BNDES e da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), parceira estratégica do Banco.
O estudo também precisa analisar desafios críticos, tais como o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, o suprimento de aço a preços competitivos, a absorção de tecnologia e o aumento da produtividade, propondo estratégias de coordenação para superar esses gargalos estruturais.
Outro foco são as oportunidades no contexto global atual, considerando desafios como a transição energética (descarbonização e uso de combustíveis renováveis) e as mudanças geopolíticas, que impactam a demanda por navios e reforçam a necessidade de frota própria por questões de segurança nacional e balanço de pagamentos.





