da Agência iNFRA
O Brasil encerrou 2025 com 13 aeroportos entre os mais pontuais do mundo, segundo o relatório On-Time Performance Review, da consultoria internacional Cirium, especializada em dados da aviação. O levantamento considera a eficiência operacional dos terminais com base no percentual de partidas realizadas dentro de até 15 minutos do horário programado.
Do total de aeroportos brasileiros listados, oito estão na categoria de pequeno porte, quatro em médio porte e um em grande porte, evidenciando desempenho distribuído entre diferentes perfis de operação.
Na categoria de aeroportos de grande porte, o destaque nacional foi o Aeroporto de Congonhas (SP), que alcançou a 13ª colocação global, com 82,4% de pontualidade nas partidas, em um dos terminais com maior volume de voos do país.
Entre os aeroportos de médio porte, o Aeroporto Internacional de Brasília (DF) obteve o melhor desempenho brasileiro e um dos melhores do mundo, com 88,36% de pontualidade, garantindo a 2ª posição global. Na mesma categoria, também figuraram o Galeão (RJ), em 6º lugar (85,13%), Viracopos (SP), em 8º (84,55%), e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG), em 10º (83,57%).
Na categoria de pequeno porte, o Brasil teve oito aeroportos entre os mais eficientes do ranking. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) foi o mais bem posicionado, com 89,67% de pontualidade e a 3ª colocação mundial, após a análise de cerca de 58 mil voos. Também apareceram na lista os aeroportos de Salvador (8º), Recife (11º), Fortaleza (12º), Florianópolis (14º), Curitiba (15º), Porto Alegre (17º) e Belém (20º).
O ranking da Cirium avalia aeroportos com base em critérios como volume mínimo de operações, cobertura de dados e regularidade dos voos. Os terminais são classificados por porte: grande porte (25 a 40 milhões de passageiros por ano), médio porte (15 a 25 milhões) e pequeno porte (5 a 15 milhões).








