da Agência iNFRA
O Sistema Cantareira continuará operando na faixa de alerta em setembro, informaram nesta segunda-feira (31) a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e a SP Águas. Com isso, a Sabesp poderá retirar até 27 m³/s (metros cúbicos por segundo) do sistema.
O enquadramento foi mantido porque o Cantareira registrou 32,99% de seu volume útil em 31 de agosto, abaixo dos 36,67% observados em 31 de julho. Pelas regras vigentes, volumes entre 30% e 40% no último dia útil do mês mantêm o sistema na faixa de alerta.
Como medida adicional, a Sabesp poderá utilizar a água eventualmente transferida do reservatório da UHE Jaguari, na bacia do rio Paraíba do Sul, respeitando o limite médio diário de 8,5 m³/s e o teto total de 33 m³/s previsto na regulamentação.
A ANA e a SP Águas recomendaram medidas de gestão da demanda, redução de perdas e uso racional da água para preservar os volumes armazenados. O período seco considerado pelas regras de operação do sistema vai de 1º de junho a 30 de novembro.
O Cantareira é formado pelos reservatórios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro e possui volume útil total de 981,56 bilhões de litros. O sistema abastece cerca de metade da população da Região Metropolitana de São Paulo e também contribui para o atendimento das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.





