24/10/2025 | 14h29

CCEE aponta queda de 3,5% no consumo de energia em setembro

Foto: domínio público

da Agência iNFRA

A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) registrou um consumo médio de 68.953 MWmed (megawatts médios) no Brasil em setembro, queda de 3,5% em relação ao mesmo mês de 2024. A redução é atribuída às temperaturas mais amenas do fim do inverno, mas a entidade prevê retomada gradual da demanda com o aumento do calor e o uso de equipamentos de refrigeração nos próximos meses.

No ambiente regulado, que reúne residências, pequenos comércios e empresas de médio porte, o consumo foi de 39.099 MWmed, recuo de 4,6% na comparação anual. Já no mercado livre, onde consumidores negociam diretamente com fornecedores, a carga foi de 29.854 MWmed, com retração de 2% ante setembro do ano passado.

Entre os 15 setores econômicos acompanhados pela CCEE, as maiores altas foram registradas nas indústrias de Minerais Não Metálicos (+2,9%), Têxteis (+2,6%) e Manufaturados Diversos (+2,3%). Em contrapartida, os maiores recuos ocorreram nos segmentos de Veículos (-9,2%), Telecomunicações (-7,6%) e Serviços (-6,6%).

A análise regional mostra resultados heterogêneos. Os estados com maior aumento no consumo foram Maranhão (+6,9%), Acre (+4,3%) e Piauí (+3,5%), enquanto as quedas mais expressivas ocorreram em Espírito Santo (-14,8%), Rondônia (-13,5%) e Rio de Janeiro (-10,5%).

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!