05/11/2025 | 19h07  •  Atualização: 06/11/2025 | 13h42

Chevron avança no Suriname e adquire mais dois blocos exploratórios

Foto: Domínio Público

Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA

A petroleira americana Chevron anunciou nesta quarta-feira (5) uma ampliação do portfólio exploratório no Suriname, por meio da aquisição de participações em dois blocos offshore em águas rasas.

Os contratos de partilha de produção para os dois blocos, 9 e 10, foram assinados nesta quarta-feira (5). A empresa já participava de outros três blocos offshore no Suriname, de números 5, 7 e 42. 

No bloco 10, a Chevron será operadora, com 30% de participação. Petronas e Qatar Energy possuem uma fatia de 30% cada, e a POC (Paradise Oil Company), afiliada da Staatsolie, detém os 10% restantes. Já no bloco 9, a Chevron tem 20% de participação, sendo a Petronas a operadora, com 30%. A POC possui uma fatia de 30% e a Qatar Energy tem os 20% restantes.

Além do bloco 10, recém-adquirido, a Chevron também opera o bloco 5 e 7. A petroleira iniciou uma perfuração exploratória no primeiro deles no mês passado.

“A nova posição reforça nosso foco na Bacia Guiana-Suriname e nosso objetivo mais amplo de expandir nossa área de exploração em bacias promissoras ao redor do mundo”, escreveu em nota a vice-presidente de Exploração da Chevron, Liz Schwarze.

Brasil
Recentemente, em junho deste ano, a Chevron entrou forte no leilão de concessão de áreas da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O consórcio liderado pela petroleira americana contava com a chinesa CNPC e arrematou nove áreas na Margem Equatorial, a um custo de R$ 350 milhões em bônus de assinatura, chegando, em um dos casos, a um ágio de 3.000%. Nesses casos, a Chevron vai ser operadora com 50% ou 65% a depender do negócio. 

Com isso, Chevron e CNPC superaram as ofertas do principal consórcio concorrente, formado por Petrobras e ExxonMobil, e deixaram patente o interesse por áreas na Margem Equatorial do Atlântico, que envolve cinco bacias sedimentares no Brasil, mas se estende às costas de países como Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!