da Agência iNFRA
A Coinfra (Comissão de Infraestrutura e Transições Energéticas), que integra a Olacefs (Organização Latino-Americana e do Caribe das Instituições Superiores de Controle), dará início, nesta semana, ao processo de elaboração de um guia regional de auditoria sobre transição energética, liderado pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Serão realizadas, a partir desta quinta-feira (26), quatro reuniões virtuais pelas forças-tarefas temáticas criadas pelo Coinfra.
O objetivo do documento, de acordo com informações do TCU, é trazer orientações práticas às instituições fiscalizadoras, para uma atuação mais estruturada na análise de políticas públicas referentes à transição energética. A Corte de Contas brasileira já dispõe do Guia de Transição Energética, o qual servirá de base para a construção desta versão aprimorada.
As reuniões, que seguem até agosto, contarão com a participação de especialistas e representantes de organismos internacionais. A Coinfra é presidida pelo TCU e abrange outras 11 instituições superiores de controle, da Argentina e da província de Buenos Aires, do Chile, de Costa Rica, de Cuba, da Guatemala, de El Salvador, do México, do Paraguai, do Peru e da Venezuela.