06/10/2025 | 17h05  •  Atualização: 06/10/2025 | 17h06

Consumo de energia elétrica tem queda de 1,4% em agosto, diz CCEE

Foto: Domínio público

da Agência iNFRA

O consumo de energia caiu 1,4% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia). A demanda no ambiente regulado foi de 37.333 MW médios, uma queda de 1,2%. No mercado livre, foi de 29.299 MW médios, redução de 1,7%.

Quando os dados são comparados a julho deste ano, houve crescimento de 1%, movimento que interrompe a sequência de queda dos últimos cinco meses. A alta registrada, segundo o órgão, deve-se à chegada da primavera, que já provocou impactos climáticos em agosto, embora tenha início em setembro.

No levantamento da CCEE, o setor de saneamento registrou o maior aumento no consumo de energia, com 2,9%, seguido por minerais não-metálicos, com 0,7%, e transporte, com 0,5%, no comparativo anual. As maiores quedas foram registradas nos setores de telecomunicações (-5,6%), químicos (-5,1%) e serviços (-5%).

No recorte regional, o relatório mostra que as maiores altas no consumo de energia elétrica foram no Acre (12,1%), Maranhão (7,2%) e Piauí (4,4%), enquanto as maiores baixas se deram no Mato Grosso do Sul (-8,8%), Amapá (-8,6%), Goiás (-4,5%) e Rondônia (-4,5%).

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!