da Agência iNFRA
A EDP assinou nesta quarta-feira (16) a renovação por mais 30 anos do contrato da concessão de distribuição de energia elétrica no Espírito Santo. A empresa é a primeira do país a ter sua concessão renovada de um ciclo de 19 distribuidoras, que seguem um novo modelo de avaliação e um contrato mais rígido elaborado pelo Ministério de Minas e Energia e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O antigo contrato da EDP ES (ex-Escelsa) expirava na quinta-feira (17). Com a renovação assinada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a companhia portuguesa anunciou que vai investir cerca de R$ 5 bilhões no estado até 2030, um crescimento de 40% na comparação com os investimentos realizados entre 2019 e 2024.
O aumento do investimento será destinado para melhorar os processos de atendimento ao cliente, para continuar a investir na digitalização e automação da rede, bem como para reforçar a resiliência das redes de distribuição de energia, fundamental no contexto das alterações climáticas. Essas são exigências do novo contrato de concessão.
“A renovação da concessão de distribuição de energia consolida e ratifica a confiança do Ministério de Minas e Energia, dos órgãos reguladores, do Governo do Espírito Santo, e dos clientes capixabas no trabalho realizado pela EDP. E é motivo de grande orgulho para toda a equipe da EDP, a quem agradeço o esforço e compromisso e dedico este importante marco alcançado”, afirmou João Brito Martins, CEO da EDP na América do Sul.