26/01/2026 | 14h21

EPE propõe baterias para reforçar suprimento de energia no Acre

Foto: Enel

da Agência iNFRA

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) recomendou a instalação de um sistema de armazenamento de baterias de grande porte, o chamado BESS, com tecnologia grid-forming, aliado a reforços na rede de transmissão, para aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia em Feijó e Cruzeiro do Sul, no Acre. A proposta prevê um BESS de 100 MW )megawatts) e 200 MWh (megawatt-hora) e novas linhas em 230 kV (quilovolts) para reduzir falhas e a dependência de usinas termelétricas na região.

No curto prazo, o estudo indica a implantação do sistema de armazenamento conectado à Subestação Cruzeiro do Sul, no nível de 69 kV. A tecnologia permite resposta rápida a contingências, ajuda a estabilizar a frequência e a tensão da rede e presta serviços ancilares, ampliando a segurança operativa em um sistema isolado e com pouca geração despachável.

Para o médio e longo prazo, a EPE sugere a construção de novos circuitos em 230 kV entre Tucumã, Feijó e Cruzeiro do Sul, integrando as medidas emergenciais a uma solução estrutural. Parte das estruturas existentes poderá ser reaproveitada, inclusive em áreas sensíveis do ponto de vista ambiental, o que reduz custos e impactos socioambientais.

As simulações consideraram o funcionamento horário das baterias, com ciclos de carga e descarga e atuação em cenários de falha, utilizando ferramentas como o PowerFactory e programas do Cepel. Segundo a empresa, o conjunto de ações reforça a segurança do suprimento no Acre e estabelece um modelo inédito para o uso de baterias formadoras de rede no planejamento do sistema elétrico brasileiro

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!