11/12/2025 | 18h17

Equinor inicia operação de seu primeiro complexo híbrido de energia

Foto: Equinor/Divulgação

da Agência iNFRA

A Equinor, subsidiária da Rio Energy, colocou em operação comercial seu primeiro complexo híbrido de energia, que combina geração solar e eólica. O projeto, localizado na Bahia, integra o novo parque Serra da Babilônia Solar ao já existente complexo eólico Serra da Babilônia, somando 140 MW (megawatts) de capacidade solar e 223 MW de eólica.

O modelo híbrido aproveita a complementaridade entre os recursos solar e eólico, que produzem energia em horários e períodos diferentes. A combinação reduz a intermitência típica das fontes renováveis, melhora a estabilidade da rede e aumenta a eficiência no uso da infraestrutura. No caso do novo complexo, a operação compartilha estruturas do parque eólico já instalado, reduzindo custos de implantação e manutenção.

A geração anual estimada do Serra da Babilônia Solar é de 236 GWh, o suficiente para atender aproximadamente 143 mil residências brasileiras. A energia será comercializada no mercado nacional pela Danske Commodities, empresa de trading de energia da Equinor.

Com a entrada em operação do novo ativo, a Equinor alcança cerca de 600 MW de capacidade solar e eólica em funcionamento no país.

O complexo Serra da Babilônia é o primeiro projeto entregue pela Rio Energy desde que foi adquirida pela Equinor, em 2023.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!