da Agência iNFRA
Um biodigestor projetado e instalado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em Bertioga (SP) tem capacidade de produção de biogás de até 4.800 m3 por mês, com potencial de geração de energia elétrica de aproximadamente 5MWh, segundo a pesquisadora Fernanda Peixoto Manéo. A energia produzida pelo equipamento é usada no abastecimento da própria planta, informa o instituto.
Um estudo sobre o projeto, intitulado “Análise de Eficiência Operacional de um Biodigestor de Tratamento Anaeróbio de Resíduos Orgânicos”, foi premiado no último mês de maio, no 33º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Brasília. A premiação tratava do tema da reciclagem, coleta, tratamento, disposição final e aterros de resíduos sólidos.
O biodigestor vem apresentando grandes avanços, segundo Manéo, que é uma das autoras do estudo, com um potencial de geração de biogás que foi de 2 m3 por tonelada de resíduo tratado, em 2023, para 92 m3 por tonelada em 2025. Um gasômetro para armazenamento temporário do biogás e um gerador de energia elétrica, que é alimentado pelo biogás produzido, integram o sistema, cuja operação é monitorada remotamente, de forma automatizada.