11/06/2025 | 13h00  •  Atualização: 12/06/2025 | 13h54

‘Está apertado para realizar LRCAP ainda neste ano’, reconhece secretário adjunto do MME

Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA

O secretário-executivo adjunto do MME (Ministério de Minas e Energia), Fernando Colli, reconheceu nesta quarta-feira (11) que “está apertado” para promover o LRCAP (Leilão de Reserva de Capacidade) ainda em 2025. Colli disse que a pasta trabalha com esse objetivo, mas que o certame pode acontecer no início de 2026. Ele falou a jornalistas no Enase (Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico) 2025, no Rio de Janeiro.

Colli disse que o MME pretende lançar uma nova consulta pública ainda em junho para então programar nova data para o leilão. Colli reforçou que a principal decisão a ser tomada antes da consulta diz respeito ao modelo de pagamento da tarifa de transporte do gás de termelétricas, ponto que ainda está aberto e deve ser fechado com o ministro Alexandre Silveira.

“Se não conseguirmos conversar [com Silveira] nesta quinta ou sexta-feira, devemos conversar na próxima semana para fechar a consulta. Esse [quesito da tarifa de transporte do gás] é um dos detalhes a serem fechados com o ministro”, disse. Silveira reúne-se, nesta quarta-feira, às 14h com empresas do setor de gás natural.

Tags: