Etapa de campo para homologação do HS-WIM foi concluída, informa Ecovias do Cerrado

da Agência iNFRA

A etapa de campo dos testes de homologação para o primeiro aparelho de pesagem em movimento em concessões rodoviárias federais foi finalizada, informou a EcoRodovias, que está instalando o aparelho na Ecovias do Cerrado, da BR-365/MG, em Uberlândia.

Essa etapa é parte do processo de homologação do equipamento. Nesta semana, a balança passou por uma segunda bateria de testes do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e do Ipem (Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais), que atestaram a precisão e a confiabilidade dos resultados obtidos.

De acordo com dados da empresa, a cada dez veículos que circulam pelo trecho concessionado, ao menos um está com excesso de carga. Esta foi a média de flagrantes registrada pela balança. A tecnologia, conhecida como HS-WIM (High Speed Weight in Motion), faz a medição de veículos comerciais de forma automática, com uso de sensores instalados nas pistas e câmeras inteligentes posicionadas em pórticos.

Em um período de 50 dias, correspondentes à primeira e segunda fase de testes, mais de 108 mil veículos comerciais foram pesados pelo HS-WIM. Desse total, 7,7 mil caminhões e ônibus foram detectados com sobrecarga, uma média de seis veículos por hora.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo