da Agência iNFRA
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) concluiu nesta sexta-feira (17) que a causa do apagão do dia 14 de outubro foi uma falha na subestação Bateias, da Copel. Leia o comunicado do ONS.
Segundo o operador, após o incêndio inicial, em reator da Eletrobras, “houve atuação correta da proteção que desligou o referido circuito”. Essa falha deveria ter sido contida pelos sistemas de proteção, de acordo com o ONS. Como isso não ocorreu, várias linhas de transmissão foram desligadas.
“O desligamento desses dois circuitos, por si só, não traria impacto para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, diz o texto. “No entanto, em razão do incêndio, a falta se estendeu posteriormente ao barramento da Subestação Bateias, de propriedade da Copel. A falta deveria ter sido eliminada pela atuação da proteção do barramento, sem consequências para operação do SIN, uma vez que se tratava de subestação com arranjo mais robusto”, completa.
O relatório final será apresentado em 28 de outubro. Após a conclusão, o documento será encaminhado à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ao MME (Ministério de Minas e Energia) e aos agentes envolvidos.








