da Agência iNFRA
O governo federal instituiu um grupo técnico para analisar a viabilidade da implantação de reatores nucleares de potência no Brasil, com foco em pequenos reatores e microrreatores modulares instalados em terra. A medida foi formalizada pela Resolução 43 do CDPNB (Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro), publicada nesta quarta-feira (7).
Coordenado pelo MME (Ministério de Minas e Energia), o grupo terá prazo de 180 dias para elaborar um relatório técnico que avalie a infraestrutura nacional disponível e os principais desafios para a adoção desse tipo de tecnologia no país. O estudo deverá abordar aspectos tecnológicos, institucionais, regulatórios e ambientais.
Participam do grupo representantes de órgãos do governo federal e de instituições ligadas aos setores nuclear e energético. O objetivo é subsidiar o planejamento energético de longo prazo e discutir alternativas para a diversificação da matriz elétrica brasileira.
O CDPNB é responsável por acompanhar e coordenar as ações do Programa Nuclear Brasileiro, além de propor diretrizes, políticas públicas e ajustes institucionais para o desenvolvimento do setor no país.








