Geraldo Campos Jr. e Lais Carregosa, da Agência iNFRA
O secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, disse nesta quarta-feira (9) que o governo busca um meio para executar o programa Luz para Todos no estado do Amazonas sem ter que passar os recursos para a Amazonas Energia, distribuidora de energia elétrica do estado, que enfrenta dificuldades financeiras.
Ele afirmou que a transferência da distribuidora para a Âmbar Energia, do grupo J&F (dos irmãos Wesley e Joesley Batista), depende de desfecho judicial e que houve uma proposta de acordo que está na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), mas que o governo não tem detalhes.
“Diante da situação falimentar da empresa, isso tem dificultado a implementação do Luz para Todos no Amazonas. Temos um esforço para fazer a operação direta do programa no estado diante do risco que seria repassar para uma distribuidora naquelas condições. Estamos tentando fazer isso via ENBPar”, disse.
Gentil Nogueira substituiu o ministro Alexandre Silveira na audiência da CME (Comissão de Minas e Energia) da Câmara dos Deputados, que interrompeu a participação para comparecer a evento no Palácio do Planalto.