11/09/2025 | 16h25  •  Atualização: 11/09/2025 | 16h28

Governo lança plataforma para ampliar alcance do Luz para Todos 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

da Agência iNFRA

O MME (Ministério de Minas e Energia) e o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) firmaram, na terça-feira (9), um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de um aplicativo voltado ao programa Luz para Todos. A ferramenta digital pretende facilitar o cadastro e o acompanhamento de solicitações ao programa, beneficiando cerca de 1,2 milhão de pessoas em regiões rurais e de difícil acesso, com foco na Amazônia Legal.

O projeto integra o projeto Startup gov.br, do MGI, e terá duração de 18 meses, entre setembro de 2025 e fevereiro de 2027. A primeira versão do aplicativo está prevista para outubro deste ano, com atualizações trimestrais até a entrega final. 

A plataforma permitirá acesso mesmo em áreas sem internet, utilizará geolocalização para mapear comunidades e fará integração com bases como o CadÚnico (Cadastro Único), acelerando a validação de beneficiários.

Para o secretário nacional de Energia Elétrica, João Daniel Cascalho, a digitalização representa um marco na universalização do acesso à energia elétrica e reforça o compromisso do governo em reduzir desigualdades.

Segundo o MME, além de melhorar a qualidade de vida das famílias, o acesso à eletricidade deve impulsionar serviços públicos como escolas e postos de saúde, além de fortalecer a produção agrícola local.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!