Homologação do HS-WIM deve sair antes de agosto, diz ANTT

Sheyla Santos, da Agência iNFRA

A homologação do sistema de pesagem automática de veículos de carga em movimento, o chamado HS-WIM (High Speed Weight-in-Motion), deve sair antes de agosto. A previsão é do superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), José Aires Amaral Filho. 

Em entrevista à Agência iNFRA, ele afirma que a expectativa é “otimista”, mas pondera que o projeto está em fase intermediária de andamento e tem tido boa avaliação. Amaral explica que, para entrar na fase efetiva de fiscalização, o modelo em teste pela agência ainda depende da conclusão da homologação pelo Inmetro.

A ANTT trabalha, no momento, com duas balanças instaladas na BR-365, em Uberlândia (MG), que funcionam em parceria com a concessionária Ecovias do Cerrado – uma no Km 640 sentido oeste e outra no Km 648 sentido leste.

Há previsão de instalação de mais duas balanças neste ano. Uma em 17 de junho, no Km 10, em São Simão (sentido leste e oeste), e outra em 2 de julho, no Km 110 (sentido leste e oeste), em Cachoeira Alta, ambas na BR-364, em Goiás.

A pesagem em movimento está em funcionamento experimental desde o ano passado. Ela tem a capacidade de reduzir o tempo de parada dos veículos para esse tipo de conferência e vai ampliar a fiscalização, que hoje é feita em um percentual pequeno de veículos, para todos os que usam a via, conforme mostrou reportagem da Agência iNFRA.

Etapas para homologação
No final de abril, o projeto de pesagem trabalhado pela ANTT passou por uma homologação inicial realizada pelo Inmetro, com testes em campo. Segundo o superintendente, a iniciativa foi bem avaliada, mas ainda faltam novas fases de homologação de software e de estresse de passagem e pista.

“Na primeira etapa, ele foi aprovado com a melhor precisão possível, que é a 1A”, ressaltou, acrescentando que em agosto o projeto completa um ano desde a instalação da primeira balança.

Sandbox na agência
O superintendente pontua que o sistema de pesagem HS-WIM ainda está em fase de sandbox, ambiente regulatório experimental no qual a ANTT pode suprimir algumas regras a fim de fomentar a inovação e a lógica regulatória.

“Hoje a gente está em uma fase de implantação, verificação de comportamento, entendendo a diferença entre um modelo e outro. Uma vez homologado, a gente passa para um novo nível de fiscalização por meio dessas balanças”, explicou.

Workshop
A pesagem de cargas em movimento é tema de workshop que será realizado pela ANTT nesta quarta-feira (8). A agência reguladora realiza um dia de programação aberta, em Brasília, com painéis de discussões sobre resultados do sandbox, além de tecnologias de pesagem e metrologia.

No mesmo dia, haverá, ainda, uma apresentação de outras experiências com o sistema HS-WIM, com a participação do DNIT, do Labtrans e da concessionária Eixo SP. A programação pode ser lida aqui. Na terça-feira (7), a agência realizou uma visita técnica a uma das balanças, em Uberlândia (MG).

Para Amaral, caberá a apresentação acerca dos desafios regulatórios na implementação do modelo. À Agência iNFRA, o superintendente antecipou que há uma avaliação positiva e de “superação de expectativas” em relação à tecnologia.

Necessidade de amadurecimento
Ele ressaltou que existe uma necessidade de amadurecimento sobre como a agência tratará o tema e dará um outro olhar para essa fiscalização, o que pode incluir a necessidade de propor alteração na legislação.

“A gente vai começar a ver, de forma muito mais efetiva, a fiscalização do excesso de peso, e aí tem todo um critério econômico envolvido, de como a gente faz uma adequação. Acho que o grande desafio é que a gente talvez tenha que dar inputs para uma alteração legislativa, entender se as medidas que hoje a gente tem são efetivas ou não”, explicou.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos