da Agência iNFRA
O Ibama confirmou nesta quarta-feira (13) que o simulado de emergência com sonda da Petrobras na Margem Equatorial vai acontecer na semana do dia 24 de agosto. A divulgação oficial de uma data era aguardada após uma reunião, na terça-feira (12), em que se acordou a realização dessa APO (avaliação pré-operacional).
A informação chegou a ser divulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), dando a entender que se tratava de uma data única. Em realidade, o Ibama definiu toda semana do dia 24 como uma “janela de realização” para os testes da chamada APO (avaliação pré-operacional), que dura de três a quatro dias.
“Durante a APO, será verificado, por meio de simulações, a efetividade do Plano de Emergência Individual proposto. Essas simulações testarão, na prática, a capacidade de resposta em caso de acidentes com derramamento de óleo, incluindo a eficiência dos equipamentos, a agilidade na resposta, o cumprimento dos tempos de atendimento à fauna previstos e a comunicação com autoridades e partes interessadas”, detalhou o Ibama em esclarecimento.








