Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
O vice-presidente executivo técnico da Vale, Rafael Bittar, afirmou nesta terça-feira (20) que o fim da escala 6×1 não terá impacto relevante para a mineradora. Com as mudanças previstas a partir da aprovação da EC (Emenda Constitucional) 221/2019, as empresas ganharam prazo de dois meses para renegociar acordos e convenções coletivas com sindicatos, com eventual risco de judicialização se não houver entendimento.
“Grande parte do nosso regime de trabalho já é 5×2, grande parte do administrativo. Então, o impacto não é tão grande. Um impacto adicional é em relação aos contratados, às empresas empreiteiras, que algumas delas operam. Mas é um tema para ser discutido caso a caso, contrato a contrato”, afirmou ao participar do Invest Mining Summit 2026.
A EC 221 foi aprovada pelo Senado na última quarta-feira (14) e promulgada dois dias depois em sessão solene do Congresso Nacional.





