da Agência iNFRA
Um incêndio da Subestação de Bateias, no Paraná, na madrugada desta terça-feira (14), levou a uma “contingência severa” e ao desligamento de cerca de 10 GW (gigawatts) de carga, segundo o MME (Ministério de Minas e Energia).
A pasta informou que as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste foram desinterligadas com a ocorrência e houve o acionamento do Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga). Está prevista uma reunião entre o MME e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) às 11h para obter maior detalhamento da ocorrência.
Conforme nota enviada pelo MME, a perturbação teve início à 00h32 e até 1h30 todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste estavam restabelecidas. Já as cargas da Região Sul foram recompostas totalmente às 2h30.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o apagão teve início em uma subestação da Eletrobras. Segundo ele, não houve problema de falta de energia, apenas na infraestrutura.
Silveira informou ainda que o ONS terá que apresentar o RAP (Relatório de Análise da Perturbação) na próxima reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico). Uma reunião preliminar para análise da perturbação para início de elaboração do relatório será realizada até sexta-feira (17), informou o ONS.
“Para que não haja uma interrupção de maior porte no Brasil, o sistema perdendo uma subestação de 500 kV, ele corta um percentual em cada estado mais próximo, onde é necessário se fazer uma reprogramação da carga”, disse Silveira em participação no programa Bom Dia, Ministro.
Segundo o ONS, no momento do desligamento da subestação a região Sul exportava cerca de 5 GW (gigawatts) para o Sudeste/Centro-Oeste. Na região Sul, houve perda de aproximadamente 1,6 GW de carga. No Nordeste, a interrupção foi da ordem de 1,9 GW; no Norte, de 1,6 GW; e no Sudeste, de 4,8 GW.
Em nota, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que realizará nesta terça inspeção in loco na subestação para averiguar as causas da interrupção. A reguladora também informou que serão instaurados processos para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos.
*Reportagem atualizada com declarações adicionais.








