da Agência iNFRA
A Infra S.A. obteve do Ibama a licença prévia ambiental para a duplicação de 198,6 quilômetros da BR-153, no trecho entre o Paraná e Santa Catarina. A autorização atesta a viabilidade ambiental do empreendimento e é considerada etapa estratégica para o leilão do Lote 3 das Rodovias Integradas de Santa Catarina, previsto pelo Ministério dos Transportes para novembro.
Com validade de cinco anos, a licença foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) e abrange o segmento entre a BR-476/PR e a divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. O documento permite que a futura concessionária elabore os projetos executivos e o PBA (Plano Básico Ambiental), exigências para a emissão da LI (Licença de Instalação), que autoriza o início das obras.
Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, a antecipação do licenciamento ambiental reduz riscos e incertezas para investidores. “Ao antecipar o licenciamento ambiental, a Infra S.A. entrega projetos mais maduros ao mercado, reduz riscos e aumenta a previsibilidade das concessões”, afirmou.
Estruturado pela Infra S.A., o programa das Rodovias Integradas de Santa Catarina é dividido em três lotes. O Lote 3, que inclui a BR-153/PR/SC, prevê investimentos de cerca de R$ 2 bilhões. O Lote 1, com leilão previsto para outubro, tem aportes estimados em R$ 6,45 bilhões, enquanto o Lote 2 deve ser concedido em 2027.





