03/05/2025 | 10h00  •  Atualização: 05/05/2025 | 10h34

Leilão da Hidrovia Brasil-Uruguai depende da contratação de dragagem, afirma Dino Antunes

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

da Agência iNFRA

O secretário nacional de Hidrovias, Dino Antunes, afirmou que o leilão da hidrovia Brasil-Uruguai está previsto para 2026, mas só ocorrerá após a contratação dos serviços de dragagem da Lagoa Mirim e da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, afetadas pelas chuvas que ocorreram no estado em 2023.

“Não podemos dar sequência ao processo de concessão [da hidrovia] antes de finalizar a contratação da dragagem”, explicou Antunes durante sua participação no Fórum Sul Export, na última terça-feira (29), em Porto Alegre.

Atualmente, o projeto está em fase de tomada de subsídios. O secretário destacou que, após essa etapa, será necessário ajustar o planejamento: “A adaptação do projeto para aproveitar ao máximo as características da própria hidrovia já está sendo feita pelas equipes. Isso pode aumentar a efetividade econômica da concessão, garantindo um uso mais adequado do canal de navegação”.

O processo de tomada de subsídios foi iniciado pelo governo federal em fevereiro e ocorre em paralelo com a dragagem, coordenada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “O DNIT havia contratado a obra, mas as enchentes de maio do ano passado inviabilizaram o contrato. As equipes precisaram refazer todo o processo, incluindo novos estudos, para viabilizar a nova dragagem”, completou Antunes.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!