Marisa Wanzeller e Lais Carregosa, da Agência iNFRA
O presidente Lula e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), entraram em acordo sobre as indicações do secretário de Energia Elétrica do MME (Ministério de Minas e Energia), Gentil Nogueira, e do ex-presidente da Amazonas Energia, Willamy Frota, para as duas vagas na diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os nomes podem ser encaminhados ao Senado a qualquer momento, disseram fontes à Agência iNFRA.
Alcolumbre inicialmente se opôs à indicação de Gentil, que havia sido recomendado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mas entrou em consenso com Lula. Já Willamy Frota é apadrinhado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM).
As sabatinas dos indicados pelo presidente Lula às agências reguladoras ocorrerão entre 11 e 15 de agosto, conforme divulgou a assessoria da presidência do Senado Federal na última sexta-feira (11).
Segundo a nota divulgada, as comissões temáticas farão leitura dos relatórios das autoridades indicadas entre 4 e 8 de agosto. Já está na mesa do Senado uma parte das indicações para as agências reguladoras com cadeiras vagas. Outra parte, como ANEEL, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), ainda será enviada pelo governo.
Reportagem atualizada para inclusão de data das sabatinas e outras informações adicionais.