Lais Carregosa, da Agência iNFRA
A sonda de perfuração ODN II, afretada pela Petrobras para a perfuração na Margem Equatorial, deve chegar ao Amapá em 29 de junho. A estatal informou ao Ibama na quinta-feira (12) que a sonda partirá do Rio de Janeiro neste sábado (14).
A embarcação será alocada no local de perfuração de um poço no bloco exploratório da Petrobras no Amapá, o FZ-M-59, para realização de uma APO (Avaliação Pré-Operacional) exigida pelo Ibama para testar os mecanismos de resposta a emergências da estatal. A atividade é um dos critérios para obtenção da licença ambiental.
Em carta ao Ibama no início do mês, a Petrobras sugeriu a realização do teste a partir da semana do dia 14 de julho. Ainda não há resposta do Ibama sobre a data da APO, contudo o órgão ambiental já fez a vistoria da embarcação.
A realização da APO é vista como determinante para a concessão da licença. Nessa avaliação, o Ibama vai monitorar uma simulação dos planos de emergência da Petrobras, como equipamentos, agilidade na resposta das equipes, tempo de atendimento à fauna e comunicação com autoridades.