da Agência iNFRA
Apesar do aumento de 2,1% no tráfego nas rodovias federais concedidas, o número de mortes em acidentes caiu 16,7% durante o feriado de Corpus Christi de 2025. Entre os dias 19 e 22 de junho, cerca de 10,9 milhões de veículos circularam pelas vias monitoradas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). No período, os óbitos em sinistros de trânsito passaram de 30, em 2024, para 25 neste ano.
Além da redução nas mortes, houve queda de 2,4% nos acidentes gerais; de 2,2% nos atendimentos médicos, e -15,4% chamados para socorro mecânico.
De acordo com a agência, os dados refletem o trabalho conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Ministério dos Transportes e concessionárias, que reforçaram a fiscalização e as campanhas de conscientização de prevenção de condutas de risco, além de investimentos em infraestrutura, sinalização, iluminação e tecnologias como o free flow e os sistemas de pesagem em movimento, o chamado HS-WIM.
“Mais movimento e menos mortes é a equação que queremos manter. Cada vida preservada justifica o esforço contínuo que fazemos para tornar as estradas mais seguras”, declarou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
Foto: Governo de São Paulo