da Agência iNFRA
O Ministério dos Transportes instituiu nesta terça-feira (1º) um grupo de trabalho para avaliar a execução do contrato da Fiol 1 (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), após o anúncio da Bamin (Bahia Ferrovias S.A.) sobre o encerramento das obras no trecho entre Uruçuca e Ilhéus (BA), ocorrido em março deste ano.
O colegiado terá 30 dias para analisar o estágio atual do empreendimento, verificar as etapas concluídas e propor encaminhamentos para garantir a continuidade do projeto. A iniciativa envolve a participação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da Infra S.A., além de consultorias e possíveis interessados no ativo ferroviário.
Segundo o ministro dos Transportes em exercício, George Santoro, o grupo realizará reuniões semanais e poderá envolver órgãos de defesa da concorrência no processo de avaliação. Ao final dos trabalhos, será entregue um relatório técnico com recomendações.
Fiol 1
A Fiol 1 é um dos projetos estratégicos do governo federal dentro do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O trecho em análise prevê 537 km de ferrovia, atravessando 19 municípios baianos, com o objetivo de ampliar a integração logística e o escoamento de cargas entre o interior da Bahia e o Porto Sul, em Ilhéus.