da Agência iNFRA
O MME (Ministério de Minas e Energia) divulgou um estudo propondo medidas para modernizar a gestão de reservatórios e garantir segurança energética. A proposta inclui um conjunto de ações que, integradas, poderá aproximar o país do “padrão operacional norueguês”, segundo o documento.
“As resoluções operativas mostram que o Brasil está internalizando lições de crises recentes; o próximo salto depende de sincronizar decisões entre água-energia-ambiente, unificar condicionantes por reservatório e dar previsibilidade aos protocolos de exceção”, diz o estudo. Leia aqui a íntegra.
Segundo o secretário Nacional de Energia Elétrica, João Daniel Cascalho, “fortalecer a governança dos nossos reservatórios é investir no futuro do sistema elétrico e na segurança hídrica e energética do país”.
O relatório foi elaborado com apoio do Consórcio Fractal-FSET e consolidado por um grupo formado pelo MME, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e EPE (Empresa de Pesquisa Energética).








